Confira 4 erros em Landing Pages
Falta de foco
Um dos piores erros que se pode cometer na criação de landing pages é desviar o foco do seu público daquilo que realmente interessa: a conversão. Por isso, se seu objetivo é adquirir os dados dos leads para tratá-los e gerar vendas futuras, ajude-o a decidir, primeiro, a oferecer seus dados, a optar por isso quando entrar na sua página.
Landing pages com múltiplas ofertas, CTAs (Call to Action – Chamada para Ação) com objetivos diferentes e informações fragmentadas só irão distrair o usuário. Portanto, faça um texto direto, simples e claro. Opte por um design limpo: com espaçamentos em branco, equilíbrio de cores e boa navegabilidade.
Layout não-responsivo
O celular já ultrapassou o computador no acesso à internet pelos usuários. Não à toa, Facebook e Google estão voltando seus recursos para a versão mobile. Até mesmo o Search Engine Optimization (SEO) mudou: o mobile passou a ser determinante para o bom resultado nos mecanismos de busca.
Sabendo disso, se você não levar em conta a experiência do usuário, que acessará sua página mais vezes pelo celular, quais resultados pode esperar?
Formulários extensos e cansativos
Como falamos acima, as landing pages precisam estar inseridas em um contexto estratégico, e isso inclui os campos do seu formulário. Muitas empresas fazem formulários complexos, solicitando dados dos usuários que são até mesmo desperdiçados.
Por isso, leve em conta:
- Quais dados realmente são necessários naquela etapa do funil (de Marketing ou Vendas);
- Que tipo de oferta você está realizando (lembre-se de que o seu usuário somente estará disposto a fornecer seus dados caso seu conteúdo ou oferta seja realmente relevante para ele). Prepare um material rico e caprichado.
O ideal é que você já tenha planejado um fluxo de nutrição personalizado para seus leads. Os dados do formulário são decisivos para o relacionamento com esses novos contatos.
A landing page ser uma cópia do site
Essa é uma das maiores falhas. A landing page precisa ser atrativa, diferente de tudo aquilo que o usuário está acostumado a ver no seu site. Ele precisa entender que se trata de algo interessante e relevante.
O design e o conteúdo devem estar diretamente relacionados com o tema da campanha. Cada detalhe da página deve existir exclusivamente para persuadir o público à conversão.
Por fim, não se esqueça do teste A/B. O teste A/B consiste em fazer duas landing pages com alguns elementos diferentes que levem à mesma conversão. Dessa maneira, você poderá comparar as performances das duas páginas e entender qual chamada ou visual foi mais efetivo.
Ah, e verifique o tempo de carregamento da página, para evitar a alta taxa de rejeição por parte do público: esta ferramenta gratuita do Google pode te ajudar nisso.
Conteúdo produzido pela Sharpspring.